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  Já comeu uma banana hoje?
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A banana contém 3 açúcares naturais- sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra.

A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é a toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças.

Tornado-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

DEPRESSÃO - de acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém tripofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar seu humor e geralmente, fazem você se sentir mais feliz.
TPM- esqueças as pílulas- coma uma banana. A vitamna B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.
ANEMIA- contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
PRESSÂO ARTERIAL- muito rica em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-se perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao público, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.
CONSTIPAÇÃO- com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.
RESSACA- uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.
AZIA- tem efeito antiácido natural no organismo por isso se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.
ENJÔO MATINAL- comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
EXCESSO DE PESO E PRESSÃO NO TRABALHO- estudos do instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.
ÚLCERAS- a banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
CONTROLE DE TEMPERATURA- muitas culturas veem a banana como fruta “refrescante”, que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.
FUMAR- banana pode ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas- A,B6 e B12, assim como o Potássio e Magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da Nicotina.
STRESS- o potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana, que é ruça em potássio.
ENFARTO- de acordo com pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.
Assim a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais.Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja a hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: “ One apple a day, keep the doctor away”. E que nós traduzindo deveríamos usar: “ Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia”.

PS: Banana deve ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui: quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de dentro da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato... Passe após um pano seco. Fruto incrível!

 

Regina Graça - Fisioterapia e Terapias Complementares
Consultório no Centro do Rio de Janeiro - Tels.:(21)3026-0900 • 9974-2833 • e-mail: atendimento@reginagraca.com.br