Compartilhe
.
...
Florais | Cristalterapia | Reflexologia | Pedras Quentes | Auriculoterapia | Reiki | Sanjeevini
.
  Cromoterapia - O Uso terapêutico das cores
.
A Cromoterapia faz parte de um grupo de terapias complementares que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
È definida como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção e atua desde o nível físico até o mais sutil.

As 7 cores do Espectro são:

- VERMELHO
- LARANJA
- AMARELO
- VERDE
- AZUL
- ANIL
- VIOLETA

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito, India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Hoje há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para vários ambientes como escola, hospitais, etc.

O termo cromoterapia vem do grego KROMOS(cor ) e TERAPHEIA(terapia, tratamento)
O tratamento é de acordo com a sensibilidade de cada pessoa,as cores utilizadas,devem combinar com cada pessoa. Cada ser é um ser distinto e cada cor deve ser utilizada de acordo com a necessidade da pessoa. Não existe cor melhor ou pior, deve-se sempre estar atento as prioridades da pessoa a ser tratada.

O cromoterapeuta deverá utilizar as cores de forma adequada com sensibilidade e visão holística, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação global do individuo, levando a melhoria física, mental e emocional que se traduzirá em harmonização e saúde integral.

Cada parte do nosso corpo esta relacionada a uma cor do espectro, portanto, dependendo do problema, podemos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação tonificante, regeneradora e renovadora. Atua no metabolismo dos açucares e das gorduras (agindo no fígado e no pâncreas).

A Cromoterapia, através da energia de suas cores restabelece o equilíbrio do organismo, obtendo-se, um equilíbrio sistêmico. No tratamento Cromoterápico, podem ser utilizadas várias técnicas: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza.

A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradiconais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

O Uso terapêutico das cores, clique aqui

 

Regina Graça - Fisioterapia e Terapias Complementares
Consultório no Centro do Rio de Janeiro - Tels.:(21)3026-0900 • 9974-2833 • e-mail: atendimento@reginagraca.com.br