Compartilhe
        .    
Cromoterapia | Cristalterapia | Reflexologia | Pedras Quentes | Auriculoterapia | Reiki | Sanjeevini
.
  Florais - O poder da Natureza
.
O que é terapia Floral?
A terapia floral é uma abordagem de terapia complementar e foi criada e sistematizada pelo Dr Edward Bach na década de 1930, na Inglaterra, para ajudar o ser humano a ter uma melhor qualidade de vida.

Podemos nos beneficiar da terapia floral nos mais variados momentos e em diversas circunstâncias, desde o primeiro instante da vida até o último suspiro. Não há restrições quanto ao tempo de uso dos florais. Os mesmos são indicados para os mais variados distúrbios mentais, emocionais e comportamentais.

Existem essências florais para conferir equilíbrio ao indivíduo em diversas situações, quando acometidos por carência afetiva, ciúmes, magoas, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade,narcisismo, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia,impaciência, etc...

Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em conseqüência disso,seus efeitos se tornam visíveis a nível comportamental. Trata-se de um efeito que se mostra gradativamente, vem do imanifesto para o manifesto. Em razão da sua atuação nos corpos Mais sutis ( mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de males que poderiam se instalar a nível orgânico /Físico.

Os florais agem em nossas potencialidades latentes. De certa forma poderíamos dizer que não são eles que curam, mas sim que acionam o nosso poder de autocura, fazendo manifestar em nós as virtudes que estavam adormecidas.

Os benefícios da terapia floral acontecem independentemente da credibilidade ou sugestionabilidadae de quem os utiliza. Prova disto está em sua larga ação na veterinária, em recém- nascidos, em deficientes mentais e em pessoas em estado de coma.

Atualmente esta modalidade de tratamento encontra-se difundida em todo mundo e recebe o aval da Organização Mundial de Saúde(OMS) que assim se pronuncia:”Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios( florais) está amplamente distribuído pelo mundo em pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito”(H.A.W.Forbes, selected Individual Therapies; em Bannerman et al.,Tradicional Medicine And Health Care Coverage, World Health Organizacion- WHO, 1983).

Os florais não apresentam contra-indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.

Texto de: Breno Marques da Silva e Ednamara Batista Vasconcelos e Marques (Pesquisadores dos Florais de Minas)

 

Regina Graça - Fisioterapia e Terapias Complementares
Consultório no Centro do Rio de Janeiro - Tels.:(21)3026-0900 • 9974-2833 • e-mail: atendimento@reginagraca.com.br